Turma da Mônica - Conheça os quadrinhos mais famosos do Brasil

Fonte: Site Segredos do Mundo

 

Os personagens da Turma da Mônica são ícones dos quadrinhos e da cultura pop brasileira, que estão sempre em contato com crianças, jovens e adultos de várias gerações. O responsável pela propriedade intelectual é o criador Maurício de Sousa, artista responsável por delinear os traços de cada figura.

Durante décadas, os personagens vivem várias aventuras no icônico bairro dos Limoeiros, nas histórias em quadrinhos. Mas não é só na nona arte que essa turminha apronta. Atualmente, eles já alcançara, até mesmo, as telas do cinema.

Além da linha de quadrinhos tradicionais da Turma da Mônica, também existe o selo de animes, A Turma da Mônica Jovem, e a Graphic MSP, histórias dos personagens do estúdio, feitas por artistas brasileiros, com estilos diferentes e únicos.

Desde 1959, com a criação dos personagens, a Mauricio de Sousa Produções já publicou, basicamente, um bilhão de revistas, representando 86% das vendas da HQ no Brasil. Além disso, a Turma da Mônica também foi exportada para cerca de 30 países. 


Origem do cartunista Maurício de Sousa 


Filho de um casal de poetas, Maurício Araújo de Sousa nasceu em 27 de outubro de 1935, em Santa Isabel (SP). O cartunista é membro da Academia Paulista de Letras e, sobretudo, o grande criador dos quadrinhos da Turma da Mônica.

Seus pais, Antônio Maurício de Sousa e Petronilha Araújo de Sousa, o criaram cercado de arte, livros e cultura. O artista morou boa parte da infância em Mogi das Cruzes.

Certamente, o interesse de Mauricio pelos gibis foi incentivado pela mãe, que utilizava a nona arte como ferramenta para ensinar o garoto a ler. Além disso, a infância do artista também foi marcada por pescarias, brincadeiras de rua e reuniões nas casas de seus vizinhos.

Mesmo que essa primeira infância não denunciasse o dom do cartunista, ele certamente ganhou o Brasil, em 1959, com a criação dos personagens de quadrinhos mais famosos do Brasil.  


10 curiosidades sobre a Turma da Mônica


  • 18 de julho de 1959 é a data do nascimento da Turma da Mônica com a estreia das tirinhas do Bidu e do Franjinha na “Folha da Tarde”. 
  • O primeiro personagem criado foi o Capitão Picolé, quando o desenhista ainda estava na escola. 
  • O Capitão Picolé nunca teve uma tirinha ou um gibi próprios, mas apareceu em m algumas revistas da Turma, como a especial “Mônica 35 anos” (1998) e a “Lostinho” (2006). 
  • A primeira a ganhar uma revista foi a Mônica, em 1970. 
  • A primeira tiragem da revista da Mônica foi de 200 mil exemplares. 
  • Em 1973 Cebolinha ganhou revista própria. 
  • Cascão e Chico Bento viraram revistas em 1982. 
  • Magali foi a última a ganhar revista em 1989. 
  • A família da Magali é de origem nordestina. Logo, a avó é cearense. 
  • Magali é canhota.
Fonte: O autor

Essa turminha marcou a infância de muita gente e continua sendo um marco na vida de muitas crianças e jovens. Tem até filme da história dos personagens, já viu o trailer de "Turma da Mônica Laços - O filme"? Se liga:👀👇


 

Se você é leitor de histórias em quadrinhos, confira os gibis da Turma da Mônica, tenho certeza que as histórias irão te animar e fascinar! 😊😉


Aluna: Thayane Karoline Santos da Costa - 8° A


Bibliografia:

SEGREDOS DO MUNDO. Turma da Mônica - Origem, Maurício de Sousa e personagens. Disponível em: <https://segredosdomundo.r7.com/turma-da-monica-origem/>. Acesso em 28 de novembro de 2020.




Comentários