DC Comics e o universo dos maiores super-heróis das histórias em quadrinhos

   
    Quem é fã dos quadrinhos já deve ter escutado falar da DC Comics, mas nem todos sabem exatamente o seu significado e a sua história. A DC é uma das maiores editoras dos EUA especializada em histórias em quadrinhos, englobando também todos os veículos referentes à crítica e divulgação deste gênero narrativo.

    Esta editora é um desdobramento da poderosa empresa Time Warner, a maior companhia da área de entretenimento, que inclui Internet, edições, filmes, TV e telecomunicação. A DC Comics tem em sua posse os direitos intelectuais de alguns dos mais renomados personagens das histórias em quadrinhos dos Estados Unidos. Entre eles constam os heróis Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Aquaman, e os grupos aos quais eles pertencem, como Liga da Justiça da América, Novos Titãs, Patrulha do Destino, Legião dos Super-Heróis, e outros mais.



Fonte: O autor


    Há várias décadas a DC vem se consolidando como um dos ramos empresariais norte-americanos mais fortes na área dos quadrinhos, competindo acirradamente com a Marvel Comics, sua maior adversária. Inicialmente ela era chamada de National Comics, mas posteriormente assumiu a sigla que se referia a uma de suas mais famosas publicações, a Detective Comics, que entre outras criações trazia em suas páginas as aventuras do Batman.

    A moderna DC é uma junção de várias sociedades. A primeira revista criada foi a More Fun Comics/Fun: The Big Comic Magazine, em 1935, depois transformada em New Fun e More Fun. Destacava-se então um personagem conhecido como Dr. Oculto. A segunda publicação veio em 1935, quando Wheeler-Nicholson lançou a New Comics, que deu início à Era de Ouro das histórias em quadrinhos norte-americanas.

    A terceira criação foi a Detective Comics, que nasceu em 1937. Neste mesmo ano a empresa adotou o nome desta revista, batizando-se assim como Detective Comics, Inc. Em 1944 ela se uniu à National Allied Publications, responsável pela edição da Action Comics, na qual o Superman apareceu pela primeira vez. Com esta fusão o conglomerado empresarial passou a ser conhecido como National Comics, embora fosse informalmente denominado DC Comics, até este título ser oficialmente assumido.


Fonte: Site InfoEscola


    Com o aparecimento de Superman no mercado, as vendas das publicações da DC Comics foram às alturas, dando início à conhecida era de ouro das histórias em quadrinhos. Assim estimulada, a empresa incentivou a criação de outros super-heróis, dando espaço para Batman, Mulher-Maravilha e para a Sociedade da Justiça da América. Com a queda do sucesso destes personagens, no final da década de 40, esta editora deu origem a outros estilos, tais como a ficção científica, os faroestes, a vertente do humor e o romance.

    Na chamada era de prata alguns antigos personagens receberam retoques e maquiagens que os transformaram em heróis mais modernos, como os novos The Flash e Lanterna Verde, entre outros, em meados dos anos 50. A intenção desta adaptação era apagar as raízes místicas destes seres fictícios e torná-los mais concretos e condizentes com os tempos atuais. Outros artistas talentosos ingressaram nas fileiras da DC, com o objetivo de não perder espaço no mercado para a Marvel.

    Nos anos 70 e 80 a DC Comics iniciou uma nova empreitada, a introdução das mini-séries em suas publicações, o que lhe garantia a possibilidade de tornar as sequências de suas histórias mais maleáveis. Esta modalidade permite criar narrativas que revelam as origens de personagens novos, principalmente os recém-surgidos nas publicações mais recentes, como Os Novos Titãs, parceria do autor Marv Wolfman e do artista Georfe Pérez.

    Novas experiências foram empreendidas nos anos 90, mas o sucesso foi instável; ao que parece os leitores não aceitaram bem eventos como a morte do Super Homem e o aleijamento do Batman. A DC Comics passou a publicar também as famosas graphic novels, entre elas Estrada para Perdição, vertida para os cinemas e protagonizada por Paul Newman. A prioridade da editora foi a linha elaborada pelo inglês Alan Moore, que entre outros personagens deu à luz Promethea e League of Extraordinary Gentleman.

    Na década seguinte a DC publicou a extensa série fantástica conhecida como Elfquest, em 2003. Um ano depois passou a lançar também mangás vertidos para a língua inglesa e graphics novels da Europa. Em 2006 a série All-Star dá margem para que os melhores criadores dos quadrinhos – entre eles Frank Miller, Jim Lee e Grant Morrison – narrem suas próprias visões dos famosos super-heróis.


O cavaleiro da trevas - Homem morcego


    Em nome de seus pais assassinados, Bruce Wayne trava uma guerra eterna contra os criminosos de Gotham City. Ele é a vingança. Ele é a noite. Ele é o Batman.

Fonte: O autor


    Um dos personagens fictícios mais icônicos do mundo, Batman dedicou sua vida a uma cruzada sem fim, uma guerra contra todos os criminosos em nome de seus pais assassinados, que foram tirados dele quando ele era apenas uma criança. Desde aquela noite trágica, ele treinou seu corpo e mente para quase a perfeição física para se tornar um super-herói que se fez sozinho. Ele desenvolveu um arsenal de tecnologia que envergonharia a maioria dos exércitos. E ele montou equipes de seus colegas Super-Heróis da DC, como a Liga da Justiça, os Outsiders e Batman, Incorporated.

    Um playboy bilionário de dia, a vida dupla de Bruce Wayne proporciona a ele o conforto de uma vida sem preocupações financeiras, um mordomo leal que virou guardião e a base perfeita de operações na antiga rede de cavernas abaixo da propriedade de sua família. À noite, no entanto, ele deixa de lado todo o fingimento, veste sua icônica capa recortada e capuz pontiagudo e sai para as ruas sombrias, céus e telhados de Gotham City.

Fonte: O autor



Aluno: Salomão Fernandes de Moraes Bezerra - 8° A


Bibliografia:


INFOESCOLA. DC Comics. Disponível em: <https://www.infoescola.com/desenho/dc-comics/>. Acesso em 24 de novembro de 2020.

DCCOMICS. Batman. Disponível em: <https://www.dccomics.com/characters/batman>. Acesso em 24 de novembro de 2020.





Comentários