Autores do Blog - Parte 1 de 1

1. Gabrielle da Silva Ortiz; 8º ano B, 13 anos: 

Gosto de várias coisas na literatura, romance, suspense, traição, mistério, entre outrosGosto deste poema porque para mim ele representa fases de nossas vidas e me dá bastante inspiração e motivação em todos os momentos. 

O sonho 
Sonhe com aquilo que você quer ser, 
porque você possui apenas uma vida 
e nela só se tem uma chance 
de fazer aquilo que quer. 

Tenha felicidade bastante para fazê-la doce. 
Dificuldades para fazê-la forte. 
Tristeza para fazê-la humana. 
E esperança suficiente para fazê-la feliz. 

As pessoas mais felizes não tem as melhores coisas. 
Elas sabem fazer o melhor das oportunidades 
que aparecem em seus caminhos. 

A felicidade aparece para aqueles que choram. 
Para aqueles que se machucam 
Para aqueles que buscam e tentam sempre. 
E para aqueles que reconhecem 
a importância das pessoas que passaram por suas vidas. 
Clarice Lispector (1920-1977)

 

2. Maria Eduarda de Golveia da Silva; 8º ano B, 13 anos: 
Gosto de poder expressar várias emoções com algumas palavras, gosto também do fato que cada autor pode construir universos inteiros apenas usando a criatividade. Como no trecho abaixo que escolhi para apresentar para vocês! 




Matar não quer dizer a gente pegar revólver de Buck Jones e fazer bum! Não é isso. A gente mata no coração. Vai deixando de querer bem. E um dia a pessoa morreu.
Meu pé de laranja lima - José Mauro de Vasconcelos

 

3. Ana Beatriz Nunes Correa; 1º ano B, 16 anos:   
Eu gosto na literatura da parte em que cada autor pode criar sua realidade
, o fato de poder se expressar, e transmitir o seu sentimento na forma escrita. 
Um texto que me representa? 
O trecho abaixo foi extraído do conto de Machado de Assis, O Espelho: esboço de uma teoria da alma humana: 

"Cada criatura humana traz duas almas consigo: uma que olha de dentro para fora, outra que olha de fora para dentro... Espantem-se à vontade; podem ficar de boca aberta, dar de ombros, tudo; não admito réplica. Se me replicarem, acabo o charuto e vou dormir. A alma exterior pode ser um espírito, um fluido, um homem, muitos homens, um objeto, uma operação. Há casos, por exemplo, em que um simples botão de camisa é a alma exterior de uma pessoa; – e assim também a polca, o voltarete, um livro, uma máquina, um par de botas, uma cavatina, um tambor, etc. Está claro que o ofício dessa segunda alma é transmitir a vida, como a primeira; as duas completam o homem, que é, metafisicamente falando, uma laranja. Quem perde uma das metades, perde naturalmente metade da existência; e casos há, não raros, em que a perda da alma exterior implica a da existência inteira. Shylock, por exemplo. A alma exterior daquele judeu eram os seus ducados; perdê-los equivalia a morrer. "Nunca mais verei o meu ouro, diz ele a Tubal; é um punhal que me enterras no coração." Vejam bem esta frase; a perda dos ducados, alma exterior, era a morte para ele. Agora, é preciso saber que a alma exterior não é sempre a mesma..." (Texto completo disponível em: http://www.letras.ufmg.br/literafro/autores/11-textos-dos-autores/798-machado-de-assis-o-espelho

 

 4. Thayane Karoline Santos da Costa ; 8º ano A, 14 anos: 

Na literatura eu gosto muito de comédias, suspense, família e etc... Eu acho que esse poema do Victor H. Machado trás algo tão bom, e me faz sentir segura quando leio!



5. Ryan Sebastian Ferreira Silva Santos; 2º ano A, 16 anos: 
Eu gosto das morais de histórias com frases significativas em nossas vidas nos mostrando que nada é impossível mesmo que a realidade seja difícil 

 


 Mais esperança nos meus passos do que tristeza nos meus ombros. 

Cora Coralina


Você nunca conhece realmente as pessoas. O ser humano é mesmo o mais imprevisível dos animais. 
Hilda Hilst


6. Walter dos Santos Almeida Filho; 2º ano A, 16 anos:  
Eu adoro ler livros de romance e de high school, e também gosto muito de séries de ficção e aventura. Frases de que eu carrego comigo e levo para a vida:



Você nunca conhece realmente as pessoas. O ser humano é mesmo o mais imprevisível dos animais.
Hilda Hilst


Quero a delícia de poder sentir as coisas mais simples. 
Manuel Bandeira

7. Cawan Melo de Cerqueira; 3º ano A, 17 anos: 
Eu gosto das várias formas que se tem na literatura, as várias formas de se passar um conhecimento e tudo dependendo do autor. Me identifico muito com a música Sorri sou Rei: 





8. Giulia Marcela Domingos Barbosa; 3º ano A, 17 anos:
Na Literatura eu amo no geral, sempre fui de ler bastante, principalmente quando o tema é de Romance. Como nos versos abaixo: 






Uma Senhora que me pediu versos 
“Pensa em ti mesma, acharás 
Melhor poesia, 
Viveza, graça, alegria, 
Doçura e paz. 
Se já dei flores um dia, 
Quando rapaz, 
As que ora dou têm assaz 
Melancolia. 
Uma só das horas tuas 
Valem um mês 
Das almas já ressequidas. 
Os sóis e as luas 
Creio bem que Deus os fez 
Para outras vidas.” – Machado de Assis. 


9. Isabela Cristina da Silva; 3º ano A, 18 anos: 
Eu gosto de ler, assistir filmes e ouvir música. Gosto muito de séries, quadrinhos da turma da Mônica, dos livros do Raphael Montes. Uma série que eu me identifico é  “ Bom dia Verônica”, que conta a história de uma escrivã que tenta lutar contra a violência doméstica e a corrupção no Brasil, a série está na Netflix.

 
 



10. Salomão Fernandes de Moraes Bezerra; 8º ano A


11. Peterson Campos de Arruda; 8º ano B


12. Waldeonei Catarino de Melo Junior; 9º ano D


13. Cassius Tupa Algaranaz Borges; 1º ano C


14. Giovanni Paulo Macedo Rocha; 1º ano C


Continua... 

Comentários