Quino: quadrinista argentino criador de "Mafalda"

    Quino (1932-2020) é um cartunista e humorista argentino, autor das famosas tiras do personagem Mafalda, uma menina inteligente e contestadora que ganhou grande repercussão no cenário mundial. Quino, apelido que recebeu Joaquim Salvador Lavado, nasceu em Mendoza, na Argentina, no dia 17 de julho de 1932. Desde pequeno recebeu o apelido de Quino para diferenciar do tio Joaquim. Filho de imigrantes espanhóis ficou órfão de mãe e de pai. Com grande vocação para o desenho ao terminar a escola primária foi matriculado na Escola de Belas Artes de Mendoza. Em seguida, ingressou na Faculdade de Belas Artes, mas em 1949 resolveu abandonar o curso e se dedicar ao desenho de quadrinhos e de humor gráfico. Depois de várias tentativas frustradas, só em 1954 vendeu seu primeiro desenho para um jornal argentino. A contribuição regular só aconteceu depois de três anos. Em 1963 lançou seu primeiro livro humorístico, intitulado “Mundo Quino”.

Fonte: Site Globo.com


Mafalda 

    Em 1964 criou sua principal personagem, “Mafalda”, uma menina contestadora e inteligente, que foi criada para uma campanha publicitária e logo ganhou vida e encantou os leitores. Editada em tiras nos jornais, Mafalda deixou as fronteiras da Argentina e chegou à Espanha e a Portugal. Em 1973 entrou no Brasil, em plena época da ditadura militar, através da Revista Patota, da Editora Arte Nova. 

    Quino criou vários personagens, também criou os personagens Manolito, Susanita, Guille, Felipe, Liberdade e Burocracia, mas a que mais se destacou foi a Mafalda. Ele produziu Mafalda em seu primeiro emprego como desenhista publicitário, em 1962. Mafalda virou protagonista de um filme, produzido na Argentina e lançado em 1982.

    Em 1973, Quino optou por descontinuar suas tirinhas da Mafalda, pois segundo ele, “a Mafalda virou um carimbo” e isso não lhe agradava. Em 1976, Quino mudou-se para Milão, na Itália, e seu trabalho aos poucos foi conquistando o mundo. Em 1977, a pedido da UNICEF, as tirinhas da Mafalda ilustraram a Edição Internacional da Campanha Mundial de Declaração dos Direitos da Criança. Em 1982, Quino foi eleito o “Desenhista do Ano”. Nesse mesmo ano, foram publicados no Brasil os três primeiros livros da Mafalda. O trabalho de Quino recebeu vários prêmios internacionais, entre eles, o “Prêmio das Astúrias de Comunicação e Humanidades”, na Espanha, em 2014.

Fonte: Site eBiografia




Aluna: Maria Clara Vitor dos Santos - 7° C 

Bibliografia 

EBIOGRAFIA. Quino. Disponível em: <https://www.ebiografia.com/quino/>. Acesso em 23 de novembro de 2020. 

GLOBO.COM. Quino, cartunista argentino criador de Mafalda, morre aos 88 anos. Disponível em: <https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2020/09/30/quino-cartunista-argentino-criador-de-mafalda-morre-aos-88-anos.ghtml> . Acesso em 23 de novembro de 2020. 

Comentários