Escuta aqui!? Playlist de Músicas Brasileiras

 

10 Referências literárias em músicas brasileiras



1. Monte Castelo, interpretação de Legião Urbana


Esta canção da banda de rock brasileiro Legião Urbana foi baseada no soneto 11 do livro Os Lusíadas, de Camões. Além de trazer citações do poeta português, a canção apresenta trechos do capítulo 13 de Coríntios, livro da Bíblia.




2. Amor é pra quem ama, interpretação de Lenine


A canção é uma parceria entre Ivan Santos e Lenine. Tem como mote uma citação de Grande Sertão Veredas, clássico da literatura brasileira escrito por Guimarães Rosa. A música traz o trecho em que Riobaldo, personagem do livro, diz “qualquer amor já é um pouquinho de saúde, um descanso pra loucura”. Assim como o trecho, a música é lindíssima.




3. Dom Quixote, interpretação de Engenheiros do Hawaii


A canção faz uma clara alusão ao texto original do Espanhol Miguel de Cervantes. O Quixote de Cervantes é uma das personagens mais conhecidas da literatura universal, o qual foi criado num tempo em que alguns homens viviam como cavaleiros medievais. Dom Quixote era um homem que ansiava ser um cavaleiro em luta por seus ideais. Essa questão da luta por ideais, presente na obra literária, fica clara na letra de Humberto Gessinger, líder e letrista da banda Engenheiros do Hawaí, de modo adaptado ao período de lançamento da música, evidentemente.



4. Sonho impossível, interpretação de Maria Bethania

Não é segredo a paixão da cantora por Fernando Pessoa. Em vários de seus shows, ela declama e até trata de musicar os poemas do escritor português. Uma dessas transposições da literatura para a música, feita por Bethânia, é a canção Sonho impossível, que tem por base o poema homônimo de Pessoa.


5. Ausência, interpretação de Itamar Assumpção

A canção Ausência, interpretada por Itamar Assumpção, tem origem em uma parceira com Ademir Assunção, poeta que, para não quem ainda não conhece, já até levou um Prêmio Jabuti de poesia para casa com o livro A Voz do Ventríloquo (2012). Alguns poemas de Ademir Assunção foram musicados; dentre eles, o mais conhecido ainda é “Ausência”.




6. Conversa de Botas Batidas, interpretação de Cícero

Esta versão fez parte da coletânea "Re-Tratos" que, com licença poética, gravaram versões de músicas da banda Los Hermanos. O poema chama-se "Memória" e é declamado por Carlos Drummond de Andrade, seu autor.





7. Ismália, Emicida com a part. Larissa Luz & Fernanda Montenegro

A canção é do rapper Emicida e ele declama um poema brasileiro chamado "Ismália", do Alphonsus de Guimaraens. Esse álbum AmaElo foi premiado no Grammy, na semana passada. É muito bom!





8. A Hora da estrela, Pato Fu 

A música é de autoria da vocalista da banda Fernanda Takai e foi inspirada no livro A hora da estrela de Clarice Lispector. 



9. Amor é pra quem ama, Lenine


O livro Grande Sertão: Veredas de Guimarães Rosa inspirou esta composição de Lenine em parceria com Ivan Santos.  



10. Lanterna dos afogados, Paralamas do Sucesso


A música faz referências ao livro Jubiabá, de Jorge Amado. Importante escritor baiano. 



Gostou da nossa indicação? Agora pega seu fone e escute nossa Playlist de referências literárias em músicas brasileiras. 😀👂


Bibliografia

HOMOLITERATUS. 8 referências literárias em músicas brasileiras. Disponível em: <https://homoliteratus.com/8-referencias-literarias-em-musicas-brasileiras/>. Acesso em 24 de outubro de 2020.

LIVRO E CAFÉ. 50 músicas inspiradas em livros. Disponível em: <https://livroecafe.com/2017/01/15/musicas-inspiradas-em-livros/>. Acesso em 25 de outubro de 2020. 





Comentários