Adaptações - Livro que se tornou um filme: A Cinco Passos de Você (2019, 1h57min)

Autora: Gabrielle da Silva Ortiz; 8º ano B




    Stella descobriu que tem fibrose cística quando tinha 6 anos, e desde então sua vida é de idas e vindas constantemente no hospital. Há 1 ano seus pais se separaram e se não fosse por Stella estar viva, eles teriam perdido completamente o chão. Ela sabe que precisa se manter viva. Por isso está no hospital em tratamento para receber pulmões novos, e assim conquistar pelo menos mais 5 anos de vida.


“Meus olhos percorrem a longa lista de tarefas que fiz para mim mesma hoje pela manhã, começando com: 1: planejar uma lista de tarefas – o que já risquei com satisfação -, e terminando com 22: contemplar a vida após a morte.”


    Entretanto, não são todos os portadores de fibrose cística que tem a chance de receber pulmões novos. Quando se pega a B. cepacia, uma bactéria resistente a qualquer antibióticos e que reduz a função pulmonar drasticamente, as chances de transplante são zero. Will tem B cepacia, e está a 8 meses em tratamento para tentar eliminar a bactéria. Tratamento esse, que não vem dado nenhum resultado positivo.

    De início, os dois não se dão muito bem, mas sendo Will um garoto rebelde e Stella maníaca por controle, a conexão deles vai aumentando, e um sentimento vai surgindo. Mas eles sabem, não podem chegar a menos de seis passos um do outro. As chances de infecção são altíssimas, e se isso ocorrer, adeus pulmões novos para Stella.

    A Cinco Passos de Você é uma adaptação do filme de mesmo nome, uma história emocionante de um amor proibido. E diferente de todas as histórias de amor proibido, esta é inspirado em uma doença degenerativa, que pode levar o parceiro (ainda mais rápido) à morte.


“É possível amar alguém que você nunca poderá tocar?”



    Stella tem 16 anos e é uma menina completamente apaixonante. Mesmo sabendo que suas chances de vida são ridiculamente pequenas, ela procura fazer as coisas certas. Ela é obcecada por controle, tomar os remédios na hora exata, e fazer o tratamento da forma correta, foi o que a levou criar um aplicativo, facilitando a vida de qualquer portador de fibrose cística, inclusive a sua. E apesar de estar exausta de viver no hospital à espera de uma chance a mais, tudo o que faz para se manter viva é para continuar vendo seus pais de pé.

    Há um ano eles se separaram. Mesmo que esteja cansada, ela não perde a auto estima, está sempre sorrindo e disposta a encarar o que vier pela frente. Contudo, não seria tão simples se não fosse por seus melhores amigos. Principalmente Poe. Um portador de FC que ela conheceu nos seus primeiros dias de internação, uma amizade que tem feito total diferença na vida de ambos.

    Viver para estar viva era o único objetivo de Stella. Até conhecer Will, e descobrir que ela pode querer muito mais que apenas viver. Mesmo que se apaixonar não estivesse em seus planos, principalmente por um garoto que também tem fibrose cística, vai ser impossível negar este sentimento. Contudo, diferente de Stella, Will não tem a opção do transplante. Há oito meses ele contraiu B. cepácia, uma bactéria que eliminou todas as possibilidades disso acontecer.

    Mesmo que pareça impossível construir um relacionamento que não permite chegar a menos de seis passos de distância, os dois vão provar para si mesmos, quebrando algumas regras e até roubando um passo, que esse relacionamento é possível sim, mesmo com suas restrições. Esse filme te ensinar uma das coisas mais importantes em um relacionamento.


“Precisamos desse contato de quem amamos, quase tanto precisamos do ar para respirar. Nunca entendi a importância do toque, do toque dele… Até não poder tê-lo.”


    Todo o enredo gira em torno de um relacionamento, mas além disso tudo o que você precisa saber sobre a doença também se encontra na história. Inclusive o fato de o tratamento do Will para tentar eliminar a B. cepácia, ser a única parte fictícia da doença. E é muito interessante ver que não foi só mais uma história boba de amor proibido criada pelos autores. Existe aqui muita informação importante, aliás a própria doença em si, que talvez muitos nunca tenham ouvido falar, assim como eu.

    Não li o livro, mas achei partes na internet, a única diferença entre ambos é o final. Pois o livro tem uma cena extra que não se encontra no filme.




Comentários